Pastoral da Saúde

Histórico da Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Rita de Cássia:

A Pastoral da Saúde foi criada em 1985, quando só existia a Paróquia de São Sebastião, tendo sua primeira equipe de coordenação, assim constituída:

Coordenador: Sr. Custódio; Vice: Sra. Francilene; 1ª Secretária: Sra. Neide; 2ª Secretária: Sra. Francinéia; Tesoureira: Sra. Creuza.

A Pastoral da Saúde tem como finalidade ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida com dignidade, tornando presente no mundo de hoje a ação evangelizadora de Cristo, que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Trabalhamos nas comunidades com as três dimensões:

Solidária: Visitando os doentes;

Comunitária: Envolvendo a família;

Político Institucional: Envolvendo outros órgãos como: CDS, Administração e Serviço Social;

A Pastoral da Saúde além de trabalhar as dimensões citadas, também coordena a Missa das 20:00hs e fornece medicamentos, fraldas aos doentes, através de doações feitas pelos fiéis e algumas farmácias da comunidade.

Participamos de reuniões, bazares e eventos desenvolvidos na Paróquia e seguimos orientação do Coordenador da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Brasília que tem sede na Paróquia São Camilo de Lélis.

A Pastoral da Saúde desde o inicio já teve várias coordenações, todas trabalhando com um mesmo objetivo. Hoje são coordenadores da Pastoral:

Coordenadora: Maria Rodrigues de Almeida; Vice: Maria Margarida Marques; 1º Secretário: Adilson Geraldo Afonso; 2ª Secretária: Isabel dos Santos Pereira.

A Pastoral da Saúde trabalha nas seis quadras da vila buritis,  comunidade São José, comunidade Imaculada, comunidade São Leonardo Murialdo. A comunidade São Francisco não tem representante, porém já se está organizando um grupo para desenvolver os trabalhos. Somando todos os agentes somos 88.

 

A Pastoral da Saúde se reúne mensalmente para discutir sobre os trabalhos na última quarta-feira do mês.

Frisamos ainda que fazemos visitas no HRP e somos responsáveis pela missa nas Quartas  4ª feira do mês e numa Quinta  4ª feira (se houver).

 

MARIA RODRIGUES DE ALMEIDA.