Vicentinos

Vicentinos 
Sociedade São Vicente de Paulo

Conferencia:
Santa Rita de cássia

Reuniões aos sábados.
Período das 9:00hs as 10:00hs.

O que é a SSVP?

Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização internacional católica de leigos, fundada em 1833 por Antonio Frederico Ozanam e seus companheiros. Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se na vida e obra desse santo, procurando aliviar e resolver os problemas das pessoas carentes, através do trabalho coordenado de seus membros (chamados de vicentinos). Existe atualmente em mais de 130 paises, sendo o Brasil o maior país vicentino, com cerca de 40% do contingente que se dedica aos mais necessitados no mundo.

As Conferências Vicentinas são grupos de até 15 pessoas que se reunem semanalmente para discutir assuntos referentes à situação dos pobres que assistem, através de visitas domiciliares semanais. Cada Conferência recebe o nome de um santo, bem-aventurado ou qualquer outra invocação católica aceita pela Igreja. Ex. São José, beato José de Anchieta, Divino Espírito Santo, etc.

Os membros ativos são chamados confrades (homens) e consócias (mulheres). Os iniciantes são os aspirantes ou candidatos. Estes passam a ser membros ativos após fazerem o curso da ECAFO (Escola de Caridade) e serem proclamados na reunião da Conferência. Devem ser católicos praticantes, batizados e com primeira eucaristia feita.

.