Mesce

Ministro extraordinário da sagrada comunhão eucarística, nasceu na igreja e para a igreja. Este fato tem repercussão concreta na vida eclesial.

Para ser MESCE, nunca pode ser oferecido, e sim convidado pelo Pároco. Depois de aprovado pelo Pároco, este o apresentará ao Bispo Arquidiocesano solicitando o seu credenciamento. Tem que ser uma pessoa de idade madura,tem que ter participação ativa na comunidade. Para exercer o encargo tem que fazer o curso ministrado pela arquidiocese, fazer aprofundamento anual, etc.

O mandato é válido por um ano com chance de renovar com o aperfeiçoamento anual, se assim o pároco quiser.

Principais tarefas do MESCE: Auxílio direto aos padres da paróquia na arrumação do altar e na distribuição da eucaristia, principalmente aos enfermos que não podem ir à igreja.

O MESCE com autorização do Pároco pode fazer a celebração da Palavra quando não houver Padre ou Diácono disponível. O MESCE pode substituir os Coroinhas na falta dos mesmos.

Em nossa Paróquia Santa Rita de Cássia atualmente somos 45 ministros, contando  com os dos núcleos rurais. O MESCE só pode trabalhar em sua própria Paróquia.

.