São Leonardo Murialdo

Um pouco da história do inicio da Capela São Leonardo Murialdo

Em 1989 foi criado vários  assentamentos em Brasília. Com a criação de tantos bairros, surgiu também o Jardim Roriz (hoje setor Residencial Norte -A de Planaltina) Nesta época não havia sido criado ainda a Paróquia Santa Rita, e todos nós pertencíamos a Paróquia São Sebastião, tendo como pároco o Pe.Severino Caldonazzo. Após a criação de  tantos bairros novos em Planaltina, o Pe. Severino começou a construir as Capelas:  São Jose, Imaculada e Murialdo, pois havia somente a Capela de Santa Rita de Cássia.Após a criação destas Capelas começaram a organização para desenvolver alguns trabalhos de evangelização com a  comunidade. Nesta época  contamos com o apoio do Pe.Carlos Palludo que para ficar mais próximo veio morar nesta Capela.

Inicio dos Trabalhos de Evangelização

Primeiro -O Circulo Bíblico que realizavam encontros de evangelização nas famílias onde participavam um bom grupo de pessoas sendo possível citar o nome de alguns: Jorge que é irmão do Marinho morador da Capela de São Jose, Belanice, Jô e Francisca.Segundo – Pastoral da Criança com as voluntárias local:  Dona Neima, Cleide, Raimundinha e Joana Darc.terceiro – Catequese de Crianças, sobre a coordenação de Pe. Carlos,  catequistas da época: Neli, Terezinha, Rita e Soccorrinha. Um fato interessante: por não haver salas, as catequistas organizavam os encontros, debaixo de  uma  árvore com o nome de Pau-terra que ficava em frente a capela, ou nos fundos da capela  ambos sentados no chão.Um fato que marcou muito –  com tantas dificuldades encontradas: falta  de espaço, falta de material, falta d’água (pois não tínhamos água encanada), as ruas não eram urbanizadas (não tinha asfalto). Nada disso atrapalhou para que os trabalhos fossem  desenvolvidos. Agradecemos primeiramente a Deus a intercessão de São Leonardo Murialdo  a força e a coragem desta comunidade que até  hoje continuam dando sua contribuição com muita dedicação.

Ao longo dos anos muitos grupos foram surgindo. Atualmente temos: Pastoral da Catequese, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Mães Apostólicas, Apostolado da Oração, Legião de Maria e  Escolinha de Murialdo, grupo de apoio jovem, Legião de Maria Juvenil, MESCE, Cerimoniários e coroinhas.

 

Atualmente temos como Pároco, o querido Pe. Márcio Benevides, e vigários paroquiais: Pe. Geraldo Luiz Canever e Pe. Valmir Lorandi que se dedica mais à obra social CEMEC.

Sob a coordenação do Pe. Márcio Benevides, a capela São Leonardo Murialdo passou pela primeira grande reforma no ano de 2014, recebendo uma nova roupagem. A auto-estima da comunidade cresceu de modo que a participação é muito maior, tendo a Igreja cheia em todos os horários de Missas. A Igreja ficou linda sendo escrito um grande ícono do Cristo Pantocrator e a construção de nossa bela Capela do Santíssimo. Marcou nossa história, é um divisor de águas o cuidado do espaço litúrgico. A partir de 2015 temos como coordenador da Capela o Srº Edivandro Oliveira..