São Francisco

Histórico da Comunidade São Francisco de Assis

A organização da Comunidade de São Francisco de Assis começou quando a irmã Aparecida (Franciscanas missionárias de Maria que tinham comunidade no setor tradicional) passou a visitar algumas famílias do Buritis IV e em cada família visitada ela pedia para ser apresentada a outra família. A irmã convidou algumas pessoas da comunidade para participarem de uma  reunião que aconteceu em maio de mil novecentos e noventa e nove na Igreja São José, desde então, as reuniões se tornaram freqüentes, pelo menos duas vezes por mês, e assim, começaram a organizar a Pastoral da Criança naquela comunidade. A primeira pesagem das crianças na comunidade foi realizada em Outubro de mil novecentos e noventa e nove com um almoço e muitas brincadeiras  para as crianças, quem colaborou para a realização do evento foi: Pe. Agustinho (então pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia), irmã Aparecida (da Congregação Franciscanas de Maria), Pastoral da Juventude e a coordenação geral da Pastoral da Criança (na época D.Neima). A partir desse momento as pesagens passaram a acontecer uma vez por mês.

No ano de 2006 foi escolhido São Francisco como padroeiro da comunidade, no decorrer do mesmo ano começou a construção da capelinha de São Francisco, sendo esse realizado em sistema de multirão onde foi feito tanto doação material como mão de obra gratuita sendo realizado, também, alguns eventos para ajudar na sua construção. A capelinha foi construída em folha de maderite permanecendo a mesma construção nos dias atuais devido ao problema de regularização do terreno.

Em Agosto de 2007 foi escolhido pelo então Pároco Pe. Agustinho A. Vidor  o casal Geneci e Aroldo como casal de coordenadores  da comunidade São Francisco de Assis. Em 25 de Agosto de 2007 foi realizada a primeira reunião de mini-conselho. (hoje CPC)

Atualmente a comunidade conta com os seguintes grupos/pastorais:  Pastoral da Criança (onde a celebração da vida acontece nas quadras 21 e 25 e no setor de chácaras) tendo como coordenadora de área Lília e 8 líderes; coordenadora:Simone; Legião de Maria reuniões toda segunda-feira às 19:00h,  Terço da Misericórdia terça e quinta feira às 15:00h, responsável Da Luz; Grupo de Oração do RCC quarta-feira às 20h, responsável Célia; Catequese de Crianças e Jovens reuniões aos sábados às 09:00h(catequese de crianças) e às 16:00h (catequese de jovens). Quanto as missas acontecem sempre nos primeiros domingos as 08:00h na capelinha e toda sexta-feira às 20h nas ruas.

A comunidade de São Francisco de Assis é muito simples, porém, muito participativa e é considerada a caçula da Paróquia Santa Rita. No ano de 2015 recebeu grande reforço da Matriz Santa Rita, concluindo a obra de construção/reforma da igreja, inclusive pela direção do Pe. Márcio Benevides, foi subsidiada com a presença e assessoria litúrgica e técnico-artistica da Ir. Goretti que desenvolveu o trabalho e escrever ícones no painel central da capela, bem como, a construção da Capela do Santíssimo, sacristia, banheiros, salas de catequese e reuniões, bem como cozinha. O empenho do Pároco deu novo ânimo aos membros da Capela, o povo sentiu o novo ardor e a participação dobrou. Continuamos empenhados com ajuda de nosso Pároco ao processo de gradeamento do terreno da igreja.

Benção de São Francisco:

 

“Que o Senhor te bendiga e te guarde, te mostre seu rosto e tenha misericórdia de ti. Te olhe benignamente e te conceda a paz. Que o Senhor te bendiga”

.